Notícias
Conheça os principais motivos para praticar a manutenção preventiva
As paragens para períodos de férias são habitualmente utilizadas para os serviços de manutenção, de deslocalizações ou instalação de novos equipamentos, entre outras alterações em chão-de-fábrica, normalmente associadas a processos de melhoria contínua ou aumento da capacidade produtiva instalada.
Nas Manutenções preventivas, um planeamento eficiente e coordenação entre todos os elementos envolvidos são atividades fundamentais e indispensáveis.
É neste contexto que as manutenções preventivas dos equipamentos são, na grande maioria das organizações, preparadas e concretizadas. A realização das manutenções preventivas adequadas e planeadas nos meios industriais garantem a continuidade de elevados padrões de produtividade e fiabilidade dos equipamentos, em particular em máquinas complexas onde os robôs industriais se enquadram.
A redução dos períodos de downtime total ou parcial dos equipamentos é uma das principais preocupações de quem gere os processos de fabrico e esse é o objetivo mais relevante das manutenções preventivas.
1. Disponibilidade total
Os robôs industriais realizam normalmente tarefas fundamentais nas diferentes fases dos processos de fabrico automatizados, pelo que as suas paragens se tornam inevitavelmente críticas para as organizações. Os períodos de inatividade por motivos técnicos podem ser evitados com segurança, mesmo quando os robôs e os controladores estão em operação há muitos anos ou mesmo décadas. Reduzir os tempos de paragem e evitar os consequentes atrasos nos processos de fabrico e identificar potenciais anomalias que os possam vir a originar são dos objetivos primordiais das manutenções preventivas.
2. Diminuição de períodos de inatividade não planeada
Em sistemas produtivos com robôs industriais, a probabilidade de falha está diretamente relacionada com o ciclo de vida do robô. Para este ser substancialmente melhorado, a gestão e planeamento de ações de manutenção preventiva é fundamental e representa um investimento com retorno muito significativo a médio e longo prazo.
3. Durabilidade e fiabilidade dos componentes mecânicos
Um dos principais motivos para a inatividade temporária de diversos equipamentos industriais é o desgaste acelerado de alguns dos seus componentes mecânicos, bem como a sua reposição. A realização das manutenções preventivas para além de promoverem a durabilidade e fiabilidade dos componentes, permite também identificar aqueles que possam vir a ser alvo de nova intervenção no curto prazo, possibilitando assim às organizações que atempadamente os aprovisionem e programem a sua substituição.
4. Redução de custos de aprovisionamento
A realização das manutenções preventivas regulares aos seus robots, permitirá a diminuição dos custos de aprovisionamento, na medida em que alguns componentes críticos que possam estar em stock deixam de ser necessários (p.e. servomotores, placas eletrónicas, redutores ou correias).
5. Certificação
A realização das manutenções preventivas periódicas são um garante da funcionalidade dos equipamentos. Paralelamente os elevados padrões de qualidade exigidos às organizações certificadas (p.e. Norma ISO 9001.2015), direcionam-se também para a conformidade e avaliação temporária dos equipamentos instalados. Neste âmbito, também no que se concerne à certificação das organizações que detenham robots industriais, a manutenção preventiva destes equipamentos assume um papel de grande importância.